11/09/2011

Poltrona Bergère

Conta a história que a primeira poltrona foi criada no antigo Egito com a função de servir aos faraós. Essa nobre criação, que serviria como trono, era revestida com ouro e pedras preciosas. Símbolo do poder dos Reis e da nobreza da aristocracia.




Uma das mais famosas, a poltrona Bergère, surgiu no período Luís XV, como a cadeira Fauteuil (cadeira de braços), o tipo mais comum de cadeira, tinha um assento em forma de coração, ornamentados com arabescos, espaldar, pernas curvas e braços. O espaldar reto era chamado à la reine; o curvo, en cabriolet. A Bergère (poltrona) era grande e confortável e tinha estofamento baixo e por cima dos braços,  com espaldar não muito alto, prolongando-se para os lados e formando abas laterais largas. A armação de madeira fica exposta em torno do estofamento e os braços são menores do que o comprimento do assento com almofada solta. ( Daqui ).

O contraste de tecidos modernos com o estilo clássico Louis XVI, confere um doce colorido as poltronas bergère.

chair1

Produzidas durante o primeiro período de regência francesa, essas poltronas completam qualquer ambiente até os dias atuais..


Existem variações da Bergère, como exemplo temos a de espaldar alto em capitonné

E as versões revisitadas, que conferem charme extra aos ambientes em que são inseridas

A versão laqueada em turquesa com estofado em quatrefoil, dará um up em qualquer ambiente... tanto clássicos, quanto modernos.
Imagem: Chaircouture

Mesmo uma antiga que necessite ser remodelada, é uma boa aquisição...
Bergère...um Clássico sempre Atual.