17/09/2011

Não Confunda Antigo com Antiguidade


Atualmente a procura por móveis de época vem crescendo de forma desenfreada em cidades como Rio e São Paulo.
E num momento em que ser ecologicamente correto está valendo boa pontuação, nada melhor do que investir em móveis e objetos de decoração de segunda mão, que além de conferir charme e personalidade à sua decoração... irão de forma muito especial poupar as árvores do planeta.

Mas antes de sair à caça de um móvel usado, é importante ter em mente algumas considerações!
São elas:

  1. Nem tudo o que é antigo é considerado antiguidade. Antiguidade é vendida em antiquários certificados, que garantem a procedência e a autenticidade das peças - e, justamente por isso, são peças muito caras. Em brechós você vai encontrar peças antigas, só isso.
  2. Algumas lojas vendem produtos realmente confeccionados há anos. Outras misturam réplicas de gosto duvidoso ao acervo vintage. Portanto, se quiser uma peça autêntica, investigue com o vendedor a procedência e procure indícios na peça que garantam sua originalidade, como etiquetas ou o tipo de madeira empregada.
  3. Sofás, poltronas e cadeiras com estofados puídos ou rasgados valem o investimento dependendo da estrutura do móvel. Se você adorou, leve as peças para um bom tapeceiro e recicle-a com um tecido do seu gosto - o efeito visual da estrutura antiga com um tecido super moderno é dos mais simpáticos.
  4. Caso invista em uma peça não-restaurada, verifique o que você pode fazer por ela com as próprias mãos. Pequenas lascas podem ser resolvidas com a aplicação de massa corrida especial para madeiras e uma boa pintura à base de tinta esmalte ou spray.
  5. Não tenha medo de barganhar preços nas lojas. Quase sempre consegue-se descontos depois de uma boa conversa com o vendedor.
Daqui )



Da próxima vez que pensar em redecorar seu espaço,  passeie pelo Brechó do Frei e perceba as possibilidades bacanas de decorar de forma econômica e com muito charme.