23/10/2011

Poltrona Luis XV


Que o estilo vintage está com tudo, não é novidade... atualmente é possível encontrar no mercado, móveis e objetos com aspecto histórico, que trazem toda uma trajetória por trás. Um exemplo é o mobiliário francês, forte tradição naquele país nos séculos 18 e 19 e símbolo de status social.

O Estilo Luis XV é considerado um dos estilos estéticos franceses de maior impacto, sendo por isso, alvo dos mais diversos revivalismos ao longo do tempo.  
Com estofado clássico, uma poltrona Luís XV pode ser mesclada com móveis modernos e repaginadas com colorido forte, ficam bem ao redor de uma mesa em estilo mais clean.
Apartment Therapy
O móvel desta época tem um ar feminino, gracioso, e, muitas vezes, excessivo nos ornamentos: perna cabriolet (em forma de pé de cabra), uso da concha, flores e folhagens como recurso decorativo, curva livre e sinuosa, tons suaves, madeira dourada, pintada em tons claros (pátinas) ou médios.
"Nos anos 1920, deu-se uma releitura do neoclássico no mundo da decoração, o greco-romano, do tempo dos reis franceses, refletindo no pensamento da época, que estava mudando. Um estilo mais limpo, não muito rebuscado. Depois, passamos por uma época de indefinição da decoração de interiores, até chegar ao minimalismo de Milão, ao simples, ao reto. Mas, agora, as pessoas se cansaram de tudo muito branco, e estão voltando à decoração histórica, que traz mais aconchego. Volta o brocado, o rococó misturado com o neoclássico, os pés curvos, o dourado. Isso é raiz, identidade, lembra a casa da avó, faz referência à memória afetiva", ressalta a arquiteta e designer de interiores Luciana Savassi, lembrando que os móveis franceses se encaixam bem nesse perfil e chegam com força por serem mais difundidos na Europa, mas, aqui no Brasil, ganham releituras e adaptações em cada região.


Poltrona Luis XV repaginada por Neza Cesar em laca papaia

No Brechó do Frei, temos uma Magnífica Luis XV esperando por você



Faça-nos uma visita e confira!

17/10/2011

Espelhos

Uso de Espelhos na Decoração


Espelhos são objetos mágicos por sua própria natureza... Talvez por refletirem luz... E a luz ter seus significados. 
A curiosa reflexão da imagem criada pelo espelho, seduziu os povos desde a Antiguidade.
Criados no final de século 12, em Veneza, os espelhos sempre foram considerados verdadeiras jóias. Unindo suas formas à belíssimas molduras, conquistaram seu devido lugar no mundo da decoração.
Espelho Chippendale Concha SP-530 ouro 64x122
Espelho Chippendale Concha
Espelhos antigos são sempre lindos e podem ser usados em quase toda a casa.
Eles podem fazer maravilhas... iluminar cantos escuros, acrescentar elegância ou mesmo dar um ar dramático criando ilusão de espaço. Eles podem até mesmo servir como obras de arte. 
Atualmente, com a tendência e valorização da "volta ao passado", os espelhos clássicos estão aí novamente.
Dedecoração-idéias-espelha-04.jpg
Espelho Veneziano confere elegância ao banheiro
Dedecoração-idéias-espelha-07.jpg

Espelho sunburst se encaixa muito bem em interiores clássicos.
Aqui complementa o ambiente, acima de um gabinete Vintage.
Há sempre um espelho para todos os gostos, se o seu é Ultra Moderno ou Ultra Clássico, o que importa é o toque de classe e requinte que eles podem acrescentar à  decoração.

04/10/2011

Móveis de Madeira de Lei


É uma expressão que nasceu quando nosso país ainda era uma colônia de Portugal. "No início da exploração lusitana, esse termo foi criado para designar as madeiras que só podiam ser derrubadas se a Coroa portuguesa autorizasse - ou seja, o corte dependia da permissão por lei", afirma o biólogo João Batista Baitello, do Instituto Florestal de São Paulo. Na época, a primeira árvore a ser classificada como madeira de lei foi o pau-brasil, numa tentativa de impedir que ela fosse contrabandeada por navios espanhóis, franceses e ingleses que aportavam na costa do país. Mais adiante, madeiras como o jatobá e a peroba também foram incluídos nessa categoria. "Depois da independência, as regras da Coroa deixaram de ter validade, mas a expressão continuou a ser usada no dia-a-dia. Hoje, ‘madeira de lei’ indica madeiras duras, resistentes e de alto valor comercial", diz João Batista. Com essa definição mais ampla, espécies como o ipê, o mogno, o cedro e o jacarandá passaram a integrar esse nobre time. Um dos segredos da durabilidade dessas árvores é que elas produzem em seu cerne substâncias químicas que protegem o tronco do ataque de fungos e insetos. Graças a essa proteção, uma espécie nobre pode sobreviver por centenas de anos e servir para diversas aplicações, da construção de casas ao desenvolvimento de instrumentos musicais, passando pela fabricação de móveis super-resistentes. Daqui

Vejamos algumas imagens de móveis feitos em madeira de lei



ATENÇÃO NA LIMPEZA

Superfícies de madeira enceradas têm um brilho suave e convidativo e requerem apenas uma aplicação ocasional de lustra- móveis para mantê-los bonitos.
Tome cuidado para não passar cera em um móvel encerado. A cera entope os poros da madeira, causando seu ressecamento e tornando-a quebradiça.
Para remover manchas brancas de móveis encerados, por exemplo aquelas deixadas por copos molhados, coloque dentifrício em um pedaço de pano e esfregue o local. Ou esfregue as manchas brancas com um abrasivo suave e óleo. Os abrasivos recomendados são cinzas, sal, bicarbonato de sódio ou pedra-pomes; entre os óleos estão o azeite de oliva, vaselina ou óleo de cozinha.